domingo, 24 de julho de 2011

TARTIGRADO


Tardígrados (Tardigrada[1]) popularmente conhecidos como ursos d'água, constituem um filo de pequenos animais segmentados, relacionados com os artrópodes. Foram descritos pela primeira vez por J.A.E. Goeze em 1773. O nome Tardigrada significa "que se desloca lentamente" e foi dado por Spallanzani em 1776. São fitófagos, mas alguns são predadores, como o Milnesium tardigradum.
Os tardígrados são animais pequenos. Os maiores adultos medem 1,5 mm de comprimento. Os menores chegam a medir 0,05 mm. As larvas jovens medem ainda menos. Além disso, os tardígrados possuem quatro pares de patas não-articuladas, com quatro garras cada uma. Eles se alimentam da seiva de plantas, que é retirada graças a estiletes perfuradores que se situam ficam internamente logo atrás do orifício bucal. Este grupo possui sexos distintos, masculino e feminino; a fecundação é interna, e seu desenvolvimento é direto.
São muito resistentes: Segundo experiências científicas, tardigrados foram congelados por 120 anos a uma temperatura de -270 °C (próximo do zero absoluto) e recentemente reanimados com apenas um pouco de água.[2] Eles também sobrevivem a temperaturas tão altas como 150 °C, pressão de 6 mil atmosferas e radiação 5 000 Gy, cerca de 1000 vezes mais que um ser humano.[3] Também são capazes de sobreviver no vácuo do espaço por pelo menos 10 dias.[4] Vivem por poucas semanas mas virtualmente podem viver muitos anos porque têm a habilidade de se encolher, desidratando-se, e permanecer praticamente morto, em estado criptobiótico. É neste estado que conseguem suportar as extremas condições mencionadas e "voltarem à vida" ao se reidratarem novamente. Em maio de 2011, estudos sobre os tardígrados foram incluídos na missão STS-134 do ônibus espacial Endeavour, em seu último voo ao espaço.
São considerados "os mais resistentes animais da Terra" tendo elaborado uma estratégia de dormência completa, que os permite desligar todos os seus sistemas e processos biológicos quando encontram condições ambientes que não suportam a vida animal.

Um comentário: